Concursos entre cooperados vão além do estímulo à excelência da produção
A cena parece futurista mas já faz parte do cotidiano de muitas lavouras, inclusive no Brasil: a pulverização de plantações feita por drones. E se engana quem acredita que essa novidade não passa de ostentação.
Na verdade, o uso de drones tem vantagens animadoras, até mesmo para os produtores rurais mais conservadores:
1. Precisão na pulverização – devido ao pequeno tamanho do equipamento e à sua agilidade, o drone pode atingir áreas de difícil alcance, a exemplo de plantações em terrenos acidentados ou em meio a árvores.
2. Eficiência econômica – por conseguir atingir áreas específicas da lavoura, o drone reduz o desperdício de produtos químicos, o que gera economia de dinheiro para o produtor.
3. Segurança dos trabalhadores – o uso do drone na pulverização da plantação evita que os trabalhadores precisem se expor a produtos químicos. Eles podem controlar o equipamento a distância, o que preserva a saúde dos funcionários.
4. Respeito ao meio ambiente – nessa época em que a sustentabilidade está em alta, o uso de drones também significa economia de combustível em comparação com sistemas tradicionais de pulverização. Isso tem como consequência positiva a redução nas emissões de carbono.
Você percebeu que a pulverização com drones é benéfica para o seu bolso, para a saúde dos seus funcionários e para o planeta?
Retorno sobre o investimento
Vale um alerta: o cálculo do retorno sobre o investimento inicial (compra de equipamentos e treinamento de mão de obra) apenas será possível no médio ou no longo prazo.
Para isso, o produtor deve estar atento à mensuração dos ganhos reais colocando na balança o aumento da eficácia da pulverização com drones e o custo de implementação da tecnologia e manutenção do equipamento.