Drones na pulverização: segurança, economia e sustentabilidade
Revolução na gestão do agronegócio
Para alguns produtores, concursos podem representar uma disputa de vaidades, porém, esse tipo de evento desempenha funções importantes para os cooperados:
1. Incentivo à busca pela qualidade – concursos incentivam os produtores a buscar continuamente a excelência em suas lavouras e a desenvolverem práticas mais eficientes de produção.
2. Valorização e integração – o reconhecimento das melhores produções por meio de premiações valoriza o empenho dos cooperados ao longo do ano. Os eventos de entrega dos prêmios também despertam a satisfação dos vencedores com o resultado de seus esforços e o senso de pertencimento de todos os participantes, além de fortalecer o engajamento dos cooperados. Isso pode levar a um ambiente mais colaborativo na entre os membros da cooperativa.
3. Difusão de boas práticas – o reconhecimento dado às melhores produções gera a oportunidade de os vencedores compartilharem suas experiências e de todos os participantes aprenderem com as melhores práticas agrícolas. Os participantes podem trocar experiências e disseminar novas técnicas, o que contribui para o aprimoramento de métodos mais eficazes de produção.
4. Estímulo ao desenvolvimento econômico – ao serem incentivados pelos concursos a melhorar a qualidade de suas produções, os produtores rurais podem ter seus produtos mais valorizados pelo mercado. Essa valorização costuma resultar na venda de produtos a preços mais altos e, consequentemente, no aumento da renda dos produtores e no crescimento econômico regional.
5. Marketing e promoção – concursos também podem funcionar como estratégia de marketing e promoção da cooperativa, de seus produtos e dos produtos dos seus cooperados. Esse reconhecimento atrai a atenção dos consumidores, amplia a visibilidade da cooperativa e fortalece a reputação dela e de seus cooperados.
Se você não considerava os concursos como fonte de incentivo à qualidade da produção, à integração e colaboração entre os cooperados e à reputação da cooperativa e de seus membros, agora tem um novo ponto de vista?