Imprimir esta página

SÓ UM PROJETO GRANDIOSO CHEGA AOS 59 ANOS!

O sonho e a dedicação de uma equipe de produtores visionários e comprometidos com o futuro fizeram vingar, há 59 anos, o projeto que mudaria a realidade produtiva do município de São Gonçalo do Sapucaí. Unidos e organizados, o grupo se tornou mais forte a cada ano, seja no momento de negociar a venda de sua produção ou de adquirir os insumos necessários.

Dessa cooperação mútua e proteção aos interesses coletivos cresceria a Coopervass, que agora se desponta como uma das cooperativas mais fortes e influentes da região. Seus fundadores certamente se orgulham daquela pedra fundamental lançada há 59 anos. Uma organização vitoriosa, que cumpriu com louvor seus princípios e projetou a economia agrícola do município, sem arredar jamais aos seus compromissos primordiais: zelar por produtores, colheitas e recursos naturais do município de São Gonçalo, responsáveis pelo prosseguimento dessa história de sucesso pelas décadas que ainda estão por vir.

Nesta edição especial de aniversário, o Informativo Coopervass conversou com o atual diretor presidente da entidade, Eduardo Almeida Meirelles. Ele discorreu sobre pontos importantes dessa trajetória, sobretudo nos últimos tempos em que esteve à frente da Cooperativa e ajudou a conduzir decisões que norteiam a Coopervass hoje.

Informativo – A Coopervass cresceu e se profissionalizou nos últimos anos, firmando-se como uma das cooperativas mais importantes da região. Ao seu ver, quais foram as medidas mais importantes tomadas nesta gestão e que permitiram esse avanço?
Eduardo – Sem dúvida a mudança de endereço da sede social, mais ampla, confortável e perto das operações industriais, como a Fábrica de Ração, Depósito de Café, Centro de Distribuição e Administração.

Informativo – Das construções físicas, estrutura e modernização das instalações, quais as conquistas mais importantes?
Eduardo – Com mais conforto e bem-estar para os colaboradores, melhoramos muito nossa eficiência e produtividade.

Informativo – A área ocupada com o cultivo da soja hoje é bem maior do que há três anos. Essa expansão trouxe benefícios aos produtores e à Cooperativa?
Eduardo – Sim, não somente com o aumento da área de plantio da soja. Nossa região é privilegiada, pois temos também milho, trigo, batata, uva e tomate, além do café. A cooperativa hoje não depende de milho de outras regiões, todas as necessidades para a nossa Fábrica de Ração são abastecidas pela produção da região.

Informativo – Estamos iniciando um novo ano agrícola, com muitas perspectivas positivas para os cereais. A Coopervass espera por um ano de crescimento produtivo na sua área de abrangência?
Eduardo – Sim, a nossa expectativa para o ano agrícola 2019/2020 é um crescimento de 15%.

Informativo – Nos últimos anos, a Fenecoop cresceu e se solidificou, tornando-se uma das Feiras mais expressivas da região. Que medidas o senhor considera terem sido importantes para o crescimento e organização da Feira nessas últimas edições?
Eduardo – Mais uma vez venho afirmar que a Fenecoop cresceu muito em organização, conforto, segurança e espaço por estar localizada dentro das instalações da Cooperativa, sempre batendo recordes de negócios a cada ano.

Informativo – Com um prêmio superimportante no currículo, os queijos produzidos pela Coopervass têm tudo para ganhar mais espaço no mercado e conquistar a preferência dos clientes. O que está sendo planejado para aproveitar esses ventos positivos? O laticínio como um todo passou por reformas e adaptações. Está pronto para novos voos?
Eduardo – Este coroamento reconhecido com a premiação em um concurso Mundial é fruto da dedicação, do profissionalismo e das adaptações nas instalações industriais para que possamos atuar nesse mercado muito seletivo. Não tenho dúvida disso.

Informativo – O que o senhor aponta como metas importantes para os próximos três anos, a fim de que a cooperativa mantenha o seu ritmo de crescimento e alcance os seus propósitos?
Eduardo – Em primeiro lugar, o profissionalismo dos colaboradores, com treinamentos e reconhecimentos. Aumentando, assim, a confiança e a participação dos associados na Coopervass.