Notícias

DESCARTE DE EMBALAGENS

A legislação brasileira determina que embalagens dos agroquímicos devem ser lavadas antes de serem devolvidas, tal procedimento refere-se ao que determina a Lei Federal nº 9974/00. Esse processo visa contribuir com a preservação da saúde humana e do meio ambiente, uma vez que, se a lavagem for realizada corretamente, essas podem ser recicladas. Além disso, o processo de lavagem quando realizado em conjunto com a preparação da calda, é uma maneira de evitar desperdício do produto e reduzir possíveis contaminações do meio ambiente.

As embalagens vazias devem ser armazenadas com suas respectivas tampas, rótulos e na caixa de papelão original ou em recipientes de resgate. O local deverá ser coberto e apresentar boa ventilação, além de ser permitida somente a entrada de pessoas autorizadas, sendo assim, de preferência o lugar deverá permanecer trancado.

O prazo para devolução das embalagens vazias é um ano após a data de compra, cujo o local de recebimento está especificado em sua Nota Fiscal. Dessa forma, o produtor pode armazenar temporariamente essas embalagens em sua propriedade, até que o mesmo junte quantidade suficiente. Após a entrega dos recipientes vazios, o produtor receberá um comprovante de devolução, sendo que o mesmo deverá ser mantido por um ano para fins de fiscalização.

Após o uso, as embalagens devem ser preparadas para a devolução de acordo com o seu tipo: lavável e não-lavável. As laváveis correspondem às que são rígidas e que acondicionam formulações líquidas para serem diluídas em água. Já as não-laváveis podem ser divididas em: flexíveis (sacos plásticos, de papel ou metalizado), rígidas (produtos de tratamento de sementes) e as secundárias (caixas de papelão ou outras que acondicionam as embalagens primárias, mas que não entram em contato com as formulações).

No caso do preparo para devolução das embalagens laváveis, há dois tipos de processos a serem realizados, sendo eles: lavagem sob pressão e a tríplice lavagem. A tríplice lavagem como o próprio nome já diz, consiste em lavar três vezes a embalagem vazia.
Segue abaixo o passo a passo para preparar as embalagens:

1º – Esvazie completamente o conteúdo da embalagem no tanque do pulverizador;
2º – Adicione água limpa à embalagem até ¼ do seu volume;
3º – Agite-a embalagem por 30 segundos;
4º – Despeje a água de lavagem no tanque do pulverizador;
5º – Faça esta operação três vezes;
6º – Inutilize a embalagem perfurando o fundo.

imagem repetir 3 vezesJá a lavagem sob pressão é realizada utilizando o próprio pulverizador, mais precisamente no funil instalado no equipamento.
Segue as instruções para a realização desse processo:

1º – Esvazie totalmente o conteúdo da embalagem no tanque do pulverizador;
2º – Encaixe a embalagem vazia no local apropriado do funil instalado no pulverizador;
3º – Acione o mecanismo para liberar o jato d’água;
4º – Direcione o jato d’água por todas as paredes internas da embalagem por aproximadamente 30 segundos;
5º – Transfira a água de lavagem para o interior do tanque do pulverizador;
6º – Inutilize a embalagem perfurando o fundo.

Deve-se atentar que esses processos devem ser realizados somente em embalagens laváveis que são rígidas, sendo de plástico ou metálico. No momento da devolução essas devem ser acondicionadas de acordo com sua capacidade, sendo que embalagens de 1 L à 10 L são depositadas em bags e as de 20 L ou mais são empilhadas diretamente no caminhão. Além disso, é importante que essas estejam inutilizadas (com furo no fundo) e sem as tampas, que devem ser devolvidas em um saco de resgate separado das demais embalagens.

No caso das embalagens não-laváveis há diferentes modos de preparo para os diferentes tipos de recipientes. As flexíveis devem ser esvaziadas por completo e guardadas dentro de um recipiente de resgate fechado e identificado. Já as rígidas são tampadas e acondicionadas em sacos de resgate ou bags, sendo que esse tipo de embalagem não deve ser perfurada. Quanto às secundárias, elas devem ser armazenadas separadamente das embalagens contaminadas.

Sendo assim, cada produtor após realização do procedimento correto de preparo para devolução, deve-se dirigir a uma de nossas filiais autorizadas, munidos das Notas Fiscais de compra.

Imagem Logo Coopervass

(35) 3241-5950

Endereço: Av. Tiradentes, 362
Inconfidentes - CEP 37 490-000
São Gonçalo do Sapucaí, MG

Cafeteria Coopervass

Av. Tiradentes, 362, Bairro Inconfidentes
São Gonçalo do Sapucaí/MG

Loja Conveniência

Rua Dr. Fernando Lemos, 44, Centro
São Gonçalo do Sapucaí/MG