Imprimir esta página

CHUVAS ANTECIPAM FLORADA DO CAFÉ E PODEM ADIANTAR A COLHEITA

A lavoura de café nos dá uma visão de cores variadas: folhas verdes, frutos amarelos e vermelhos. Mas há uma época em que o branco predomina na área, é o fenômeno conhecido como a florada do cafeeiro. A florada do café é um acontecimento que todos esperam, pois de acordo com a época em que ela ocorre e a quantidade de flores que se abrem, dá ao produtor uma base do tamanho de sua produção para a próxima safra.

Quando analisamos o café já beneficiado podemos analisar e perceber como o manejo adotado refletiu em nosso produto final, ou seja, a qualidade do café tanto em bebida quanto defeitos dependem em quase totalidade do homem. Já a florada somente depende do clima, regime de chuvas e luminosidade. O calor intenso e a falta de chuvas faz com que ocorra o aborto floral no café. A florada do café ocorre geralmente mais de uma vez no Brasil, sendo a primeira logo no início da primavera, entre os meses de setembro e novembro. Dependendo de alguns fatores ambientais, como chuva e temperatura, a florada pode ocorrer em uma época diferente e ter alterações quanto a quantidade de sua ocorrência.

O início prematuro do período chuvoso no ano de 2018, promoveu a antecipação da florada desta safra. A média histórica de chuvas para a região do Sul de Minas no mês de agosto é em torno de 23 mm, mas no ano de 2018 choveu mais de 70 mm. Sendo assim, a florada do cafeeiro foi antecipada e consequentemente a época de colheita. Especialistas dizem que a região do Sul de Minas poderá começar a colheita do café entre os meses de março e abril devido à antecipação da florada.

foto materia florada cafe inf fev 2019 img2

Na foto que foi tirada no mês de dezembro de 2018 pelo associado da COOPERVASS, Vanderney Massoni dos Reis, do município de São Gonçalo do Sapucaí, é possível ver os efeitos da florada, sendo que podemos ver flores nos ramos e também grãos já em estágio de chumbinho. A antecipação da florada principal e as floradas posteriores que ocorreram irão ocasionar a irregularidade da maturação dos grãos. Os diferentes estágios de maturação podem afetar a qualidade do café e prejudicará a colheita, já que poderemos ver em um mesmo ramo, grãos verdes, maduros e já secos.