Imprimir esta página

O CULTIVO DA UVA NO SUL DE MINAS

A uva é caracterizada como uma fruta típica de clima frio, mas o que percebemos na região é que boas produções também podem ser alcançadas em nosso clima. O bom rendimento alcançado na atividade, com bons lucros ofertados aos produtores é devido a boa adaptação das variedades em regiões tropicais.

Assim como as demais culturas, o cultivo de uva depende de vários fatores para que possa obter sucesso. A escolha da variedade é uma das questões mais importantes antes de implantar a lavoura, pois para tomar a decisão correta temos que analisar alguns pontos importantes, tais como o objetivo da produção e clima da região. A destinação da produção poderá ser voltada para consumo in natura e produção de sucos e vinhos. No entanto, não podemos decidir a variedade somente baseando em nosso produto final, temos que analisar em conjunto o que queremos produzir e o clima da região.

Após a escolha da variedade, é de extrema importância adquirirmos mudas de boa qualidade genética e sanitária. Na área a ser implantada é de extrema importância que seja um local bem exposto ao sol, com solos profundos e drenados. Visando a facilidade de manejo, é também importante escolhermos uma área com topografia que permita a mecanização, tendo sempre em mente o pensamento de reduzir custos.

O Sul de Minas Gerais é conhecido mundialmente pela alta produção de café e também pela qualidade que esses possuem. No entanto, o cultivo de uva em Minas Gerais vem crescendo radicalmente na maior região produtora de café do mundo. A expansão de área cultivada com uva no Sul de Minas Gerais, faz com que a região desponte internacionalmente na produção de vinhos nobres.

O cultivo da uva na região iniciou basicamente como uma forma de variar a fonte de renda e principalmente diversificar a produção para que não ficasse refém por exemplo, da cafeicultura e pecuária leiteira.

Assim como o café que necessita de dois anos para iniciar sua produção, a uva também necessita de um certo tempo, sendo esse em torno de três anos. O investimento inicial da cultura é um pouco elevado, mas a partir do momento que inicia a produção, o investimento é rapidamente pago.

A facilidade de escoamento da produção e a alta qualidade dos vinhos e frutas produzidas na região, nos mostra que a tendência da uva no Sul de Minas Gerais é somente de expandir-se. A qualidade da uva produzida na região está altamente vinculada com nosso clima, uma vez que, como o inverno apresenta ausência de chuvas, a época é de extrema importância para que a uva atinja sua melhor maturação. A alta qualidade das uvas de mesa e principalmente dos vinhos, atraiu investimentos de outros países em nossa região.

O Sul de Minas está se fortalecendo a cada dia mais no cultivo de uva, tendo ampla condição de tornar-se um polo na produção de vinhos nobres.